Canais

Canal Guarapiranga

O Canal Guarapiranga tinha como objetivo original direcionar as águas da represa para aumentar a vazão do rio Tietê em períodos de seca, visando atender a demanda da Usina Hidrelétrica de Parnaíba.

Através desse canal, a água descarregada pelas comportas e vertedouro livre da Barragem do Guarapiranga chega ao Canal Pinheiros. Possui 1.875 m de comprimento e tem como seu principal afluente o Córrego Ponte Baixa.

Canal Pinheiros

O Canal Pinheiros teve origem na retificação do Rio Pinheiros, iniciada no final da década de 1930 e concluída em 1957. A obra teve como principal objetivo o aumento da geração de energia na Usina Henry Borden, através da reversão das águas dos rios Pinheiros e Tietê para o Reservatório Billings. 

A Usina Elevatória São Paulo (antiga Usina de Traição) divide esse canal em dois: o Canal Pinheiros Inferior, com 10.083 m, trecho compreendido entre a confluência com o Rio Tietê (Cebolão) e a própria usina; e o Canal Pinheiros Superior, com 15.461 m, trecho localizado entre as usinas São Paulo e Pedreira.

Compartilhar: